Vale-ES
Vale-ES
Pavimentação em concreto armado
Projeto Usina VIII – Vale/ES
Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ
Morada dos Pássaros – Jundiaí/SP
Usina VIII - VALE
Supermercados Perim - Itaparica - Vila Velha/ES

Atividades da construção civil nacional cai em 2012

19/12/2012

Após o anúncio feito na semana passada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, detalhando o pacote de medidas para estimular o setor da construção civil, entre eles a desoneração da folha de pagamentos, quando o setor pagará uma contribuição de 2% sobre o seu faturamento em troca dos 20% do pagamento da contribuição das empresas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ontem foi divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que as atividades da construção civil sofreram forte desaceleração em 2012.

O setor teve desempenho abaixo da média por sete meses consecutivos, é isso que mostra a Sondagem Indústria da Construção. O levantamento é uma coleta de opiniões empresariais realizada mensalmente pela CNI com representantes de construtoras para monitorar o desempenho do setor. A pesquisa mede o grau de otimismo dos empresários e o nível de atividade em diferentes segmentos da indústria, como construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados. A Sondagem Indústria da Construção, feita pela CNI em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foi realizada entre 3 e 13 de dezembro com 455 empresas, das quais 146 de pequeno porte, 198 médias e 111 grandes.

Apesar do recuo na atividade, os empresários da construção estão otimistas em dezembro sobre os próximos seis meses, com indicadores acima de 50 pontos. A expectativa é positiva para o nível da atividade (56,3 pontos), novos empreendimentos e serviços (57,4 pontos), contratações (55,4 pontos) e compras de insumos e matérias-primas (55,4 pontos).

O número de empregados na indústria da construção, que não cresce desde abril, também caiu em novembro, com 47,6 pontos. A queda no número do emprego se deveu às pequenas e grandes empresas, com indicadores de 47,2 pontos e 46,2 pontos, respectivamente. As médias empresas, com 50,3 pontos, mantiveram estável a quantidade de empregados.



Rua Henrique Moscoso, 833 - Edifício New York, salas 401 e 408, Centro - Vila Velha/ES / CEP: 29100-021 - Tel.: (27) 3329-0155