Política da Qualidade
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
A Direção da CiaBrasil Engenharia definiu os objetivos da qualidade de modo consistente com a política da qualidade, incluindo os necessários para atendimento aos requisitos dos serviços fornecidos aos clientes. Esses objetivos da qualidade são mensuráveis em forma de indicadores de resultados e são apresentados nas reuniões de AGM (Avaliação Gerencial Mensal).
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da CiaBrasil Engenharia está estruturado conforme requisitos da norma SGQF:2008 do Prodfor. A obtenção e melhoria do desempenho desse sistema está estabelecida na documentação expressa no Sistema de Gestão da empresa (manual, procedimentos e instruções).
A organização e controle dos documentos do SGQ possibilita elaboração, controle e distribuição, além de estabelecer meios para armazenar e transmitir informações e métodos de trabalho para a execução dos processos da empresa.
O Manual de Gestão é utilizado para documentar o SGQ e até o item 3 apresenta o escopo, controle do manual, a empresa e serviços ofertados. A partir do item 4 a estrutura é a mesma da norma SGQF. Os métodos utilizados na execução das atividades estão apresentados neste manual ou, quando existente, citados em procedimentos do SGQ referenciados neste manual.
A Direção da Ciabrasil está comprometida com o sistema de gestão da qualidade e melhoria contínua de sua eficácia, assumindo as responsabilidades a seguir:
As Auditorias Internas da Qualidade (AIQ) são realizadas como objetivo verificar a eficácia do SGQ, ou seja, se os requisitos são atendidos na realização dos processos da CiaBrasil. A realização das auditorias é orientada pelo procedimento “REALIZAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE ”, que define responsabilidades e requisitos para planejamento, execução de auditorias, relato dos resultados e registros a serem gerados. As auditorias são realizadas semestralmente, ou conforme desempenho dos processos ou resultado de auditorias anteriores.
As auditorias são executadas por auditores internos ou externos, qualificados para essa atividade. A independência da Auditoria Interna é garantida, não definindo auditores para auditarem seus próprios trabalhos. A realização das auditorias internas é efetuada tendo como referência o “RELATÓRIO DE AIQ” e caso sejam verificados requisitos não atendidos, ou seja, não-conformidades, são abertos registros de não-conformidades que evidenciam o fato, em pleno acordo entre auditores e auditados. Os prazos para eliminação das não-conformidades apontadas são estabelecidos em consenso entre auditor e auditado. O original deste registro é entregue à área responsável pelas atividades auditadas e uma cópia segue com o "RELATÓRIO DE AIQ" para controle de sua realização e análise pelo Escritório da Qualidade.
POLÍTICA DE GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
A Ciabrasil Engenharia através de todos os seus colaboradores respeita e valoriza a vida em primeiro lugar.
Nesse sentido, mantém em suas frentes de trabalhos técnicos habilitados e capacitados em saúde e segurança para orientação e supervisão das atividades, garantindo que as mesmas sejam executadas somente de forma segura.
As exigências relacionadas a segurança no trabalho, são conhecidas pela CIABRASIL que disponibiliza EPI's apropriados e orienta os colaboradores para sua utilização correta, garantindo a integridade física dos mesmos de acordo com PPRA, ou PCMAT, e PCMSO.
O tema segurança no trabalho faz parte dos assuntos abordados nos treinamentos realizados internamente pela empresa.
POLITICA DE GESTÃO DO MEIO AMBIENTE
A CIABRASIL realiza seus processos com reduzido impacto ao meio ambiente. A empresa possui programa de gerenciamento de resíduos de acordo com o estabelecido com cada cliente, atendendo as legislações e políticas ambientais de cada unidade de negócio.
Esse gerenciamento é para que os resíduos originados nos processos sejam retidos e, posteriormente, destinados apropriadamente para que não provoquem impacto ao Meio Ambiente.